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Como escolher os papéis ou canvas (telas) para suas impressões fine art.

Muitas vezes recebemos solicitações do tipo: Quero uma impressão  fine art, quanto é?

Podemos imprimir em qualquer papel ou canvas da linha Canson ou Hahnemühle disponíveis no Brasil, assim temos mais de 50 opções de papéis e telas com diferenças sutis de brilho, cor, textura e gramatura, sendo os valores muito variados, desta forma, não conseguimos passar um orçamento sem saber em qual papel.

E quando me perguntam: Qual papel usar para fazer as minhas impressões fine art?

A resposta é muito simples. Depende! 

É principalmente uma questão acima de tudo de gosto pessoal!

Para definir qual o melhor papel a ser usado nas impressões é preciso responder algumas perguntas, as principais são:

  1. Sem brilho ou com brilho?
  2. Qual a textura que combina melhor com seu trabalho e seu gosto pessoal?
  3. Como será a moldura?

Se preferir pode mandar alguma imagem em baixa de seu trabalho que podemos sugerir algum papel, o e-mail é aphoto@aphoto.com.br

Principais papéis fine art sem brilho que recomendamos:

Hahnemühle PhotoRag 308g e Canson Edition Etching 310g  – São papéis excelentes, 100% algodão, sem brilho e com textura bem leve e delicada que pode valorizar muito a imagem impressa , sejam fotos ou arte digital. Os dois são muito semelhantes. 

Canson Arches Aquarelle 310g – É o papel que escolhemos com textura média, 100% algodão e sem brilho. O resultado é lindo e valoriza muito a obra em impressões de arte digital, fotografias, reproduções aquarelas e de arte em geral.

Este papel da linha Arches possui um processo de fabricação único e patenteado que garante resultados fantásticos e diferenciados, já foi um dos mais caros da Canson, hoje a política de preços mudou e está o mesmo valor dos papéis Canson Rag Photographique 310.

O Arches Aquarelle é nossa recomendação para quem conhece o Willian Turner da Hahnemühle devido aos sérios problemas de coating deste papel Hahnemühle. 

Hahnemühle PhotoRag Ultra Smooth 305g e Canson Rag Photographique 310g São os papéis “pau para toda obra”, tem excelente gramatura, são 100% algodão, tem boa Dmax, não tem brilho, são os papéis com menos textura, possuem um toque aveludado, branco natural, são muito bonitos, tem ótimo resultado em cores e em PB.

Vale lembrar que por serem papéis quase lisos, são muito semelhantes aos papéis de segunda linha não fineart como Hahnemühle Matt Fibre 200g e Enhanced ou Canson Photo Paper 200g que não tem o mesmo resultado resultado final. É importante ficar atento.

Todos papeis Hahnemuhle comparados com similares Canson são mais caros devido ao sistema de distribuição. A Canson está no Brasil atendendo direto a nós impressores, a Hahnemuhle usa um sistema de distribuidores com muito mais intermediários e muitas vezes com falta de disponibilidade de materiais.

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Papéis com brilho natural que recomendamos:

Hahnemühle RAG Baryta 315g – Papel 100% algodão com semi Brilho natural, são junto do Canson Platine 310g os mais próximos aos papéis de fibra com brilho natural dos laboratórios químicos preto e branco. A resposta ao preto e branco é maravilhosa, a definição de imagem e a Dmax são excelentes e um pouco mais caro. Para retratos eles são disparados os preferidos, sendo que preferimos o Photo Rag Baryta para preto e Branco enquanto o preferimos o Platine em imagens coloridas, lembrando que fotografias com muita saturação ganham bastante com papéis com brilho.

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Principais formatos de papel:

As medidas abaixo são aproximadas e estão dentro da proporção e do melhor aproveitamentos da maioria dos sensores das câmeras DSLR 35mm, mas outros formatos também podem ser feitos, consulte-nos.

10cmX15 cm feitos em múltiplos de 12 impressões por vez
15cmX21 cm feitos em múltiplos de 8 impressões por vez
20cmX20 cm feitos em múltiplos de 3 impressões por vez
21cmX30 cm feitos aos pares
30x42 cm feitos aos pares
30cmX45 cm feitos aos pares
30x30 cm feito aos pares
42cmX60 cm unitário
60cmX90 cm unitário
90x90 cm unitário
75cmX110 cm unitário
110cmX110 cm unitário
110cmX165 cm unitário

Obs.:  Nós optamos por uma margem interna padrão de um centímetro, o que facilita muito o manuseio e o trabalho na hora de fazer as molduras, além de ajudar na preservação das impressões, se quiser margens fora do nosso padrão de um centímetro, favor informar por escrito no pedido.

Atenção: A parte mais sensível do papel são nas linhas do corte, a fibra abre e a possibilidade de contaminação e deterioração é maior, então pense bem na utilização de margens menores ou sem margem para evitar problemas futuros.

Canvas (tela) que recomendamos:


Canson PhotoArt Procanvas 385g e Hahnemühle Art Canvas Smooth 370g –
Possuem Dmax ótima com preto muito bom e saturação excelente, os dois tem textura da fibra de Policotton muito semelhantes e são resistentes a água aceitando aplicação de verniz Hahnemühle. São Canvas muito próximos um do outro e tem o mesmo valor final, a escolha é por gosto pessoal da marca!

Principais formatos dos Canvas:

As medidas abaixo são aproximadas e estão dentro do melhor aproveitamentos e conforme a proporção da maioria dos sensores das câmeras DSLR, mas outros formatos também podem ser feitos, consulte-nos.

Considerando a margem interna, mas outras medidas podem ser feitas, apenas nos informe quanto precisa para o seu chassis de madeira.

detalhe de impressão fineart em canvas, clique para ampliar

20X20cm imagem 30X30cm de canvas total
20X30cm imagem 30X40cm de canvas total
34X50cm imagem 45X60cm de canvas total
50X50cm imagem 60X60cm de canvas total
50X75cm imagem 60X86cm de canvas total
80X53cm imagem 90X64cm de canvas total
80X80cm imagem  90X90cm de canvas total
66X100cm imagem 77X110cm de canvas total
80x120cm imagem 90X130cm de canvas total
100X100cm imagem 110X110cm de canvas total
100X150cm imagem 110X160cm de canvas total

Podemos imprimir em outros formatos, estes acima são apenas referências.

Observação sobre o canvas: Os Canvas (telas) por não estarem protegidos atrás de um vidro podem ter a permanência das cores afetadas por raios UV e outras contaminações como gases, poluentes e fungos muito mais facilmente que molduras com vidro, recomendamos muito cuidado e atenção onde será colocada a sua obra impressa em Canvas, não nos responsabilizamos por uso inadequado fora das recomendações museológicas..

Obs.:
Não é obrigatório e alguns fabricantes dizem que não é preciso e até não recomendam, mas a aplicação de verniz ajuda na preservação e proteção de qualquer Canvas. Trabalhamos com o Verniz Hahnemühle Satin e os resultados são excelentes, mas existe uma pequena alteração nas cores, os pretos perdem um pouco e tem um pequeno brilho que não gostamos pelo aspecto final plastificado, mas é gosto pessoal.

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Papel fotográfico RC e celulose comum (não são papéis fine art).

Hahnemühle Matt Fibre 200g ou Canson Photo Paper 200g – São papéis sem as qualidades do papel fine art, sendo de celulose comum e com um coating simples (quando tem) , eles não tem brilho, tem uma resposta apenas satisfatória em cores ou no PB, são bem brancos possuindo branqueador ótico e em algumas situações podem ser interessantes. Alguns impressores vendem estes papéis como sendo fine art, não são, cuidado!

Canson Performance Satin 240gms – Quem está acostumado a impressões em laboratórios comerciais como Lambda ou mini labs deve experimentar este papel, o ganho de qualidade é incrível e a sua durabilidade é superior aos laboratórios convencionais por um valor bem atraente.

Gostaria de lembrar que apesar dos papéis acima não serem fine art, todo método e processo de impressão usam as mesmas tinta, equipamento, tempo, atenção, etc. O valor é mais baixo apenas na diferença no custo do papel. A diferença final é bem pequena assim muitas vezes não vale a pena.

Fine art é primeira linha, papel desconhecido é apenas um papel qualquer.

As informações deste post podem ser alteradas sem aviso prévio em função da disponibilidade dos papéis no mercado e novos testes que estamos sempre fazendo.

Qualquer dúvida, entre em contato.