Impressão fine art pode durar muitos anos sem perda?
Esta é uma afirmação verdadeira para varias simulações em laboratório que foram realizadas para verificar a longevidade, mas para isto acontecer tem que se entender que a fazemos impressão fine art com qualidade museológica e ela precisa permanecer em condições museológicas para durar.
As impressões tem durabilidade e permanência, mas não tem resistência, ou seja, ela pode existir por muitos anos, mas as condições devem ser favoráveis e não adianta exigir resistência a esfregar, arranhar ou ainda contaminar com vapores químicos, umidade, fungos, bactérias, e principalmente raios UV. A impressão é muito delicada e sem cuidados e proteção vai deteriorar.
Cuidados mínimos para suas impressões fine art
- Manusear com luvas, a mão tem ácido úrico, gordura, bactérias e etc. que contaminam o papel, não é frescura, se quer que tenha durabilidade tem que usar luvas durante todo processo, incluindo na hora de fazer as molduras e a manutenção periódica nas molduras.
- Não pode ficar exposta a raios UV, exemplo os raios do sol e algumas lâmpadas, principalmente de Led
- Os papeis fine art são livres de Lignina que está presente principalmente na casca da árvore e é que faz o papel deteriorar, então não deixe o papel em contato com qualquer madeira, MDF ou “Eucatex”, o papel rouba a Lignina e vai amarelar e estragar mais rápido.
- Materiais como Eucatex e MDF, são ácidos e feitos com o lixo das árvores, eles potencializam muito a deterioração de qualquer papel, mesmo os papeis fine art que tem reserva alcalina.
- Cuidado com a umidade e fungos. É fundamental boas molduras ou manter dentro dos plásticos de polipropileno que entregamos as imagens até 30X45.
- Cuidado com a contaminação por bactérias e fungos do ar e das molduras.
- As nossas impressões são entregues ou em papel Glassine ou em sacos de Polipropileno, evite tirar das embalagens até fazer as molduras.
- Cuidado com a iluminação: Já tivemos problemas com clientes que usaram lâmpadas dicroicas muito próximas, cuidado com o calor e até condensação dentro de molduras. Sempre muito cuidado como a exposição a raios UV e lâmpadas de Led.
- Os vapores que mais estragam as impressões são o Ozônio, CO2 e enxofre, por isto uma boa moldura é fundamental, mesmo assim é preciso muito cuidado com vapores químicos nos ambientes como: Vernizes, Colas, produtos de limpeza e de tintas que podem entrar nas molduras e causar problemas.
- As telas precisam de cuidado semelhante ao das impressões em papel, mas como a maior parte das vezes não tem o vidro na frente e a impressão da tela está exposta o cuidado deve ser redobrado, não passe pano ou a mão. Afinal também não passaria a mão se fosse um desenho em pastel original do Lautrec, porque passar na sua impressão fine art? Cuidado com raios UV.
- Impressões em tela tem muito mais resistência se aplicarmos verniz, mas isto cria um pouco de brilho e alguma alteração das cores, a maioria dos clientes prefere ter mais cuidado com as telas para evitar as alterações e o Brilho do verniz.
- Recomendamos enfaticamente o uso de molduras com vidro, preferencialmente qualidade museu com proteção UV para impressões em papel, mas cuidado como este vidro foi limpo. No caso da impressão ser colada ou adesivada em alguma superfície, atenção, verifique com o moldureiro quais os materiais usados para evitar problemas no futuro e ainda mantenha sempre em dia toda a manutenção preventiva das molduras.
- Temos a opção de acabamento com verniz Hahnemuhle para as telas, o que aumenta bem e resistência da impressão mas tem um leve plastificado e brilho no resultado final, para impressões em papel a opção seria o spray Hahnemuhle que é uma Laca que não altera as características do papel e confere uma pouco mais de resistência as impressões, consulte os valores da aplicação.
Garantimos os produtos e serviços por defeito ou problemas em nosso trabalho direto de impressão.
Problemas causados por manuseio e uso inadequado, não possuem garantia nossa ou de qualquer um dos fabricantes de equipamentos e insumos que trabalhamos.